top of page
Pattern.jpg

ANALISE SEU CASO

O QUE O LUTO DIZ SOBRE VOCÊ?

Olá, Ilustres. Ao longo de nossa vida, somos convidados indigestamente a comparecer a inúmeros velórios, o que nos lembra da finitude da vida terrena. Mas o que mais me chama a atenção é justamente a reação de cada parente enlutado.


Porque uns sofrem tanto, enquanto outros apenas lamentam o desenlace de forma mais pacífica?

Acompanhei um velório que uma sobrinha distante gritava e desmaiava mais no velório que as próprias filhas da pessoa falecida que, por sua vez, estavam apenas tristes.

Aqui estamos falando do primeiro ponto, a interpretação de como cada um lida com o evento morte, isto porque, o que sofremos ou dizemos aos outros, por vezes, nada mais é do que estamos sentindo ou queríamos dizer a nós mesmos.




Ver um parente falecido é refletir que você também um dia será velado. Provavelmente essa sobrinha sofria mais por ela do que pela tia ali velada.

O sofrimento é uma válvula de escape, em que tudo pode ser dito sem ser nomeado. Um “porque você me deixou”, quer dizer espelhado “eu não conseguirei viver sem você”, entende?


Esta reação nada mais é que a forma que a pessoa lida com seus conflitos internos, principalmente no que diz respeito ao amor e finitude.


Felipe Barbosa – Advogado especializado em sucessões e família.


Quer falar mais sobre o assunto? Conte comigo para lhe auxiliar juridicamente. Clique aqui e fale comigo no Whats App.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page